Guia do Viajante

O que são tarifas promocionais?

  • São valores criados para incentivar a venda antecipada de assentos por preços mais em conta.
  • Após a desregulamentação dos custos das passagens aéreas nacionais, ocorrida em 2001, as empresas aéreas iniciaram uma agressiva política de descontos, que podem chegar a 60% do valor cheio.
  • São em média 10 diferentes tarifas por voo e, dependendo da procura, podem ser disponibilizados mais ou menos assentos em determinada faixa de preço.

Como faço para obter os melhores preços?

É comum hoje em dia, dentro de uma aeronave, pessoas que sentaram lado a lado terem pagado preços completamente diferentes. As chances de se conseguir uma passagem mais barata são maiores para aqueles que fazem a reserva com antecedência da data da viagem, porém, as companhias aéreas possuem equipes de especialistas em “Yield Management”, que podem liberar ou bloquear lugares em determinadas tarifas, de acordo com a procura daquele voo. Horário e trechos considerados “nobres” possuem uma oferta menor de assentos em tarifas mais econômicas, o que pode significar um menor percentual de desconto.

Confirmação de Assentos (Algumas cias aéreas cobram por este serviço)

As Companhias Aéreas bloqueiam, para reserva no Aeroporto, parte de seus assentos. Geralmente não se permite reservar antecipadamente:

  • Saídas de emergência (por segurança)
  • Primeira Fileira (a critério da companhia aérea)
  • Assentos destinados a portadores de necessidades especiais

Que fatores determinam a tarifa aérea?

  • Classe de serviço
  • Restrições do bilhete
  • Cotas limitadas (diferença entre classe de serviço e classe de reserva/letras)
  • Período mínimo e máximo de estadia
  • Possibilidade de Reutilização (não reembolsável=Sem devolução)
  • Bilhete intransferível / não endossável

Passagem Aérea Não Utilizada

Os bilhetes não voados podem ser reaproveitados em:

  • Voos no mesmo trecho;
  • Parte de pagamento em novos bilhetes;
  • Reembolso para a empresa.

Em qualquer situação haverá a cobrança ou o desconto das multas constantes no regulamento da tarifa e/ou o pagamento de diferença tarifária.

Bilhete Eletrônico – E-ticket

  • É a forma mais segura e moderna de se emitir bilhetes;
  • Maior rapidez para emissão e entrega;
  • Não há mais bilhetes roubados ou perdidos;
  • Menos erros manuais;
  • Maior praticidade para mudanças, reemissões e atendimento no check in.

Cobrança de No-Show

  • Hotéis e Locadoras – Cobrança da 1ª diária como multa.
  • Companhias Aéreas – Cobrança média de US$ 50.00 (váriavel para cada tarifa/vôo) e mais multa constante na regra da tarifa comprada.

Overbooking

  • Todas as companhias aéreas realizam uma sobrevenda de assentos em seus voos e podem chegar a negar o embarque a alguns passageiros ainda que tenham seu bilhete confirmado.
  • Companhias Aéreas – Cobrança média de US$ 50.00 e mais multa constante na regra da tarifa comprada.

Para evitar o overbooking procure apresentar-se para o check-in dentro do horário regulamentado.

As exigências podem ser diferentes dependendo do ponto de embarque, das conexões utilizadas e, principalmente, da nacionalidade do passageiro

A equipe de atendimento possui todas as informações necessárias e está orientada a fornecê-las sempre.

Perfil do Viajante

  • Cadastro de informações de cada passageiro integrado ao sistema de reservas das companhias aéreas (GDS);
  • Permite ao consultor de viagens conhecer as preferências do passageiro, informações sobre cartões de milhas ou necessidades especiais.
  • Assegura a integridade das informações e o cumprimento das suas preferências.

Acordos Corporativos

Por conta do seu grande volume com certos fornecedores, a UNIGLOBE Viajex mantém contratos de acordos comerciais com algumas companhias aéreas e hotéis. Esses contratos oferecem vantajosas condições em descontos e benefícios às empresas e aos seus colaboradores.

Classes de serviço

A divisão de assentos neste mapa é simbólica e indica por aproximação a proporção de assentos disponíveis para cada classe.

Agência de Viagens

  • Primeira classe (first class);
  • Classe executiva (business class/clipper);
  • Classe econômica/turística (economy/coach)

Diferentes categorias na aeronave, que apresentam distintos níveis de conforto, serviço de aeroporto e de bordo e, principalmente, de tarifas.

SLA (Services Level Agreement)

  • Acordo de nível de serviço estabelecido entre o cliente e a UNIGLOBE Viajex;
  • Fornece e estabelece indicadores de Performance em tempo de atendimento, resposta e satisfação com a equipe;
  • Elogios ou reclamações podem ser encaminhados ao Account Manager da UNIGLOBE Viajex;
  • Os resultados são discutidos mensalmente e servem de base para ações de correção ou aperfeiçoamento no atendimento.

Documentação de Viagem

Sempre verifique:

  • Regularidade da documentação de viagem como o passaporte (existem países que exigem validade mínima de 6 meses );
  • Exigências para entrada ou trânsito no país de destino;
  • Visto de entrada (Turismo ou Negócios);
  • Vacinas;
  • Autorização de embarque de menores.

As exigências podem ser diferentes dependendo do ponto de embarque, das conexões utilizadas e, principalmente, da nacionalidade do passageiro.

A equipe de atendimento possui todas as informações necessárias e está orientada a fornecê-las sempre.

Perfil do Viajante

  • Cadastro de informações de cada passageiro integrado ao sistema de reservas das companhias aéreas (GDS);
  • Permite ao consultor de viagens conhecer as preferências do passageiro, informações sobre cartões de milhas ou necessidades especiais.
  • Assegura a integridade das informações e o cumprimento das suas preferências.

Acordos Corporativos

Por conta do seu grande volume com certos fornecedores, a UNIGLOBE Viajex mantém contratos de acordos comerciais com algumas companhias aéreas e hotéis. Esses contratos oferecem vantajosas condições em descontos e benefícios às empresas e aos seus colaboradores.

Compra antecipada

Maiores possibilidades de se obter melhores tarifas.

Multa por cancelamento

O cancelamento de bilhetes no dia seguinte ao da emissão implica em multa por parte das companhias aéreas, que podem alcançar o valor total do bilhete.

Multa por alteração

As tarifas promocionais exigem pagamento de multas em caso de alteração.

Reembolso

Algumas tarifas não permitem o reembolso ou a reutilização do bilhete.

Reservas

  • As tarifas são administradas por cada companhia aérea, hotel e locadora de veículos de acordo com o aproveitamento financeiro de cada voo.
  • Os custos de cada voo são variáveis e flutuantes, por isso, existem ofertas de preços diferentes a cada consulta, independentemente da agência (mais ainda se o voo estiver lotado).
  • Existem também cotas de lugares para determinados voos e que são negociadas com valores diferenciados a serem utilizados somente para grupos.

Tarifas Via Web

  • Muitas companhias aéreas, principalmente as de baixo custo, criaram seus próprios portais de vendas de bilhetes pela Internet, oferecendo tarifas diferenciadas;
  • As demais companhias possuem seus sites, porém, os preços oferecidos são os mesmos do SABRE, sofrendo apenas a variação do momento em que a consulta foi feita;
  • Reservas feitas pela Internet não contemplam acordo corporativo do cliente.