Cancun

Esta simpática região fica no estado mexicano de Quintana Roo e, dia após dia, confirma sua posição de destaque no turismo mundial. Cerca de 22 km formam a orla de Cancún, abarrotada de praias encantadoras com areia fina, coqueiros, águas calmas e paisagem exuberante. Assim que chegar a Cancún, você vai pressentir que dias maravilhosos estão pela frente. Além das belezas das praias, a região abriga mais de 500 espécies de peixes coloridos que circulam pelas águas locais. O lado histórico também é muito presente, prova disso são as ruínas dos Maias e Astecas do período pré-colombiano presentes na região, dando o toque especial na cultura local.

Do papel direto para a vida real. Cancún, um projeto que deu certo

Quem vê Cancún hoje nem imagina como era o local na década de 1960. Este pedaço do paraíso, cujo nome significa ‘ninho de serpentes’ na língua maia, era apenas uma desconhecida vila de pescadores, tendo uma população de 114 pessoas. Naquela época, o México vivia uma grave crise social e o presidente da época, Gustavo Díaz Ordaz, ordenou que um plano nacional de turismo fosse elaborado e que este seria financiado pelo Banco de México, com intuito do país se reerguer e valorizar seu produto. Cancún foi o local mais beneficiado por esse projeto e o tempo se encarregou de dizer que a escolha mexicana foi mais do que acertada, já que a encomenda era encontrar o paraíso.
A região foi planejada para se transformar em um grande complexo turístico, que oferecesse diversão, excelente infraestrutura hoteleira e muita beleza tropical. O degradê da cor de suas águas – típicas caribenhas –, o clima agradável, as areias branquinhas, os corais, a influência da cultura Maia e a sua localização contribuíram para uma história de sucesso. Do que eram pouco mais de cem pessoas, atualmente são mais de 700 mil moradores, sem falar nos outros mais de três milhões de turistas que visitam o lugar.

Do espanhol ao alemão. Do reggae ao merengue. De templos a pirâmides!

Uma das principais formas de identificação da cultura de um povo, sem dúvida, é o seu idioma. Em Cancún, a língua espanhola predomina, porém o Maia é o idioma local. Devido ao turismo mundial, é fácil ouvir outros idiomas pelas ruas, como o inglês, italiano e até mesmo alemão. As tradições locais são muito fortes, presentes nas festividades religiosas na época da Semana Santa, Natal, Nochebuena (véspera de Natal), entre outras. No quesito música, os cancunenses contagiam os turistas com uma mistura de ritmos mexicanos, tendo influências do reggae, merengue, salsa e até o calipso.
A influência na dança vem de diversas partes. Da península de Yucatán vem a jarana (estilo de dança) e as tradicionais festas de rodeios, predominantes ao norte. No centro, quem ganha espaço são as tradições do povo maia, que por meio do folclore exibe a conservação da cultura maia, seja pelo estilo de música Maya Pax, roupas típicas, canções religiosas e danças. A herança da civilização maia, que se desenvolveu nestas terras há 3.000 anos, é muito forte. Por falar na cultura Maia, o turista perceberá que uma viagem a Cancún tem tudo para ser uma experiência arqueológica muito interessante. A história é muito presente por meio das antigas escrituras, dos templos, dos sítios restaurados como o templo Tulum, o Chichen-Itzá, máscaras de Kohunlich e as pirâmides de Cobá.

Fonte: Embaixada Brasileira no México, Site Oficial de Cancún e Site Município de Benito Juarez.

Cozumel 
Visual paradisíaco de Cozumel

A maior ilha mexicana, com o segundo maior recife de corais do mundo. Paraíso dos mergulhadores pelo seu fantástico mundo submarino. Apresenta locais perfeitos, tanto para o mergulho de superfície quanto para o mergulho de profundidade. Além disso, é um excelente lugar para compras.

Jungle Tour 
Jungle Tour é a certeza de momentos inesquecíveis com sua família

Neste passeio o turista conduz uma moto aquática e passa pela Lagoa Nichupté entre manguezais, chegando aos recifes de coral localizados na Punta Nizuc, onde é possível mergulhar com snorkel. Observação: confira com o representante Universal local sobre a disponibilidade deste passeio.

Chichen-Itzá 
Chichen Itzá, Patrimônio Histórico da Humanidade

Um dos maiores centros arqueológicos da cultura maia, considerado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade. Localizado na Península de Yucatán, está dividido em duas cidades, de onde se podem observar a impressionante Pirâmide de Kukulcán, o Templo dos Guerreiros, o Observatório, o Jogo de Pelota e o Cenote Sagrado.

Tulum 
Centro arqueológico em Tulum

Tulum é o centro arqueológico cercado por muralhas à beira-mar. Centro cerimonial e comercial dos maias, onde sacerdotes estudavam astros. A beleza do contraste das ruínas com o Mar do Caribe é uma das grandes atrações.

Xcaret
Vista aérea de Xcaret

Fantástico parque ecoarqueológico, onde se pode desfrutar das maravilhosas praias do Caribe, boiar com coletes salva-vidas em um rio subterrâneo, mergulhar em suas lagoas e canais, visitar o jardim botânico e o aquário natural. Além disso, a oportunidade de andar a cavalo e nadar com golfinhos. O parque oferece sofisticada infraestrutura.

Parque de Xel-Há 

O Parque de Xel-Há é considerado um dos maiores aquários naturais do mundo. Com várias espécies de fauna e flora, é um excelente lugar para nadar e mergulhar nas piscinas naturais, oferecendo grande infraestrutura.

El Rey 
Ruínas de El Rey

Estas ruinas se destacam pelo ótimo estado de conservação e por ter uma boa estrutura turística. O visitante, além de se encantar com o lugar, também poderá ver em El Rey muitas iguanas que escolheram o local para habitar.

El Meco 
Vista aérea da zona arqueológica de El Meco

Esta zona arqueológica é um tesouro escondido em Cancún. É um lugar digno para visitas dos locais e dos turistas que, com certeza, irão apreciar a história região.

Cancún vai conquistar você até pelo estômago!

Gastronomia Cancunense

O visitante pode se preparar para experimentar um pouco de tudo, desde temperos típicos até os tradicionais fast foods. Cancún inseriu a culinária de diversos países em sua gastronomia, muito em função do turismo, sua principal fonte de receita. O turista poderá experimentar pratos americanos, árabes, chineses, hindus, italianos e japoneses, além da típica comida mexicana e regional. Os pratos mais degustados da região são os combinados elaborados a base de produtos do mar, como lagostas e camarões. Uma especialidade mexicana tropical é a mistura de um fruto do mar (camarão, polvo ou molusco), coberto com cebola cortada bem fina, coentro, tomate, chili e abacate, para depois ser banhado a suco de limão fresco.
Outro prato tradicional da cozinha cancunense é o preparo do pescado em tikinxic, condimentando com achiote, deixando pronto para colocar na brasa. A comida é picante e condimentada. Também experimente os conhecidos tacos e as enchilladas, pratos que podem muito bem ser acompanhados dos coquetéis caribenhos ou da famosa tequila mexicana.

Variedade de produtos a preços sugestivos em Cancún

Compras em Cancún

Quando Cancún é definida como um paraíso, acredite. Além de belezas naturais, sítios arqueológicos e uma gastronomia de primeira, a cidade ainda dispõe de um centro comercial invejável. Os grandes diferenciais são os preços sugestivos e a infinidade de artigos. Destacam-se joias, principalmente as pratas, tapeçarias, roupas, perfumes, sombreiros mexicanos e artesanato em geral. Para se ter uma ideia, comprar em Cancún é praticamente uma atividade à parte. Muita gente afirma que concorre de igual para igual com as outras atrações da localidade. O comércio oferece entretenimento para os turistas durante suas compras, como eventos musicais, exposições de arte e, claro, restaurantes por toda parte. Comprar em Cancún não é nenhum devaneio, é uma deliciosa realidade.
O principal centro comercial fica na região hoteleira, próximo ao Boulevard Kukulcán. As lojas de Cancún podem ser encontradas em pequenos centros de varejo encantadores ou em centros comerciais contemporâneos, com luxuosas butiques de marcas conhecidas internacionalmente. Há diversos shoppings, mercados públicos e lojas de departamento. Nas aldeias caribenhas é possível valorizar a cultura cancunense por meio das peças produzidas artesanalmente pelos locais. Os produtos mais comuns são artesanatos em conchas marinhas, figuras em madeiras talhada à mão e redes de fio e bordados.